Política
BARBOSINHA DEVE ACABAR COM “MALDIÇÃO DO VICE” E REPETIR DOBRADINHA COM RIEDEL
FONTE: O JACARé POR: EDIVALDO BITENCOURT CREDITO: ARQUIVO
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (Republicanos) superou as especulações e o fogo amigo e deve repetir a dobradinha com o governador Eduardo Riedel (PP) nas eleições deste ano. Ele deve quebrar a maldição dos vices, de que serem trocados pelos governadores que disputavam a reeleição.
Nos bastidores houve movimento para Riedel substituir Barbosinha pelo ex-secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck. A substituição chegou a contar com o apoio do setor produtivo, como Fiems, Fecomércio e Famasul.
A pouco mais de três meses do primeiro turno e a menos de um mês do início das convenções partidárias, Barbosinha ganhou apoios importantes e já estaria contando com o aval de Riedel e do ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) para continuar como vice.
Para consolidar ainda mais o posto, ele iniciou uma maratona de visita aos municípios, onde conversa com vereadores, prefeitos e lideranças políticas. Ele já visitou 64 cidades. A meta é passar pelos 79 municípios até meados de julho.
Desde a instituição da reeleição, nenhum governador repetiu o vice no Estado. Zeca do PT foi eleito governador tendo o ex-prefeito de Coxim, Moacir Khol (PDT) como vice-governador. Ele disputou a reeleição com chapa puro sangue e o vice-governador foi Egon Krakhecke (PT).
André Puccinelli (MDB) foi eleito tendo o ex-deputado e empresário douradense Murilo Zauith, na época no PFL (atual União Brasil), como vice. Em 2014, ele trocou e a ex-prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (MDB) foi companheira de chapa.
Reinaldo Azambuja foi eleito governador pela primeira vez tendo a professora Rose Modesto, na época ambos eram do PSDB, como vice-governadora. Ao disputar a reeleição, ele optou por Zauith, que repetiu o posto exercido oito anos antes.
PERFIL
Barbosinha é advogado e foi presidente da Sanesul na gestão de André Puccinelli. Eleito deputado estadual em 2014, ele foi secretário estadual de Justiça e Segurança Pública na gestão de Azambuja.
Em 2018, ele foi reeleito deputado estadual e aceitou o convite de Riedel, na última hora, para ser candidato a vice-governador em 2022.
